Testes Ágeis

Introdução

  • O teste dentro das metodologias ágeis, em especial o Scrum e o Extreme Programming.
  • O Agile Manifesto e o Software Craftmanship Manifesto, ou a razão pela qual não basta entregar software em funcionamento, mas software de excelente qualidade.
  • O teste derradeiro como o teste do usuário, a satisfação e a cumplicidade do usuário e seu envolvimento em todo o processo de desenvolvimento, incluindo os testes.

Práticas

  • O papel de uma equipe ágil nos testes, a multidisciplinaridade, a propriedade e responsabilidade coletiva pelos testes.
  • O trabalho em pares (pair programming versus peer review).
  • Prototipia prematura, protótipos de papel e role playing - os testes antes da codificação.
  • Test Driven Development (desenvolvimento orientado a testes), testes unitários e a definição da unidade de teste.
  • A definição de testado, concluído e aceite.
  • A captura de problemas pós-release e a correção do teste antes da correção do problema.

Considerações

  • Quando automatizar ou não os testes e porque nunca automatizar testes de interface de usuário.
  • Sistemas de controle de versão e comunicação contínua.
  • O que é a cobertura de código por testes, a realidade e transparência das métricas.
  • Integração contínua, builds, o código funcional, notas de versão e problemas conhecidos.

Prerrequisitos

É desejável alguma experiência prévia com o desenvolvimento usando métodos ágeis mas, caso o mesmo não exista, o treinamento será adequado para a inclusão de uma introdução aos mesmos.
Os exemplos utilizarão a linguagem de programação PHP, mas os alunos serão incentivados a trazer problemas relativos às linguagens com as quais trabalham.

Recursos necessários

Sala com quadro branco com no mínimo 3 x 1,5 metros, canetas apropriadas para o uso no quadro (mínimo quatro cores), dois blocos de etiquetas adesivas coloridas (tipo Post-It 76 x 102 mm ou equivalente), datashow e computador com acesso à internet para o instrutor. A sala deve permitir a reorganização das cadeiras. Uma mesa que possa ser colocada no centro da sala, acomodando todos os participantes e o facilitador é desejável, mas não é obrigatória. Um computador para cada par de participantes. Os participantes devem trazer consigo (ou receber no início da oficina) lápis, caneta e caderno ou bloco de anotações.

Carga horária: 16 horas
Máximo de 12 alunos por turma

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