V-ART - Articulações biologicamente corretas

No último dia 26 de setembro participei de uma série de reuniões na UFRGS, Universidade Federal do Estado do Rio Grande do Sul. Em uma delas fui apresentado pela Professora Luciana Nedel ao projeto V-ART. O V-ART é um projeto de código aberto multi-plataforma: a equipe de desenvolvimento utiliza tanto o ambiente Windows como o Linux. Mais do que isto, ele também é independente de APIs gráficas (OpenGL, Direct3D), o que garante ainda mais a sua portabilidade.

V-ART passou a ser, em maio de 2006, o novo nome do projeto V-PAT, publicado em 1999. Desde sua concepção, o projeto busca tratar da interação com pacientes virtuais, levando o poder da computação gráfica para a área médica. Muitos dados obtidos em exames médicos de alto custo ou mesmo através de técnicas cirúrgicas podem ser armazenados e depois trazidos a um ambiente onde criam-se pacientes virtuais baseados nestes dados vindos do mundo real. Desta forma, análises e diagnósticos clínicos e o planejamento de cirurgias podem ser feitos, inicialmente, a partir dos "pacientes virtuais", com ganho de tempo e economia.

Em termos mais técnicos, o V-ART é um framework desenvolvido em C++ que permite a criação de humanóides com articulações biologicamente corretas. A equipe do projeto usou o Doxygen para permitir que desenvolvedores externos ao projeto possam entender seu funcionamento e criar seus humanóides, assim como contribuir com novas classes.

Uma série de screenshots e vídeos de 2001 mostra diversos trabalhos que levaram a criação da articulação de um joelho.

Artigo produzido para o Dicas-L



Design: Dobro Comunicação. Desenvolvimento: Brod Tecnologia. Powered by Drupal